Ciclo de lingüístico da UEPG debate ensino de português

Com a expectativa de reunir mais de 300 participantes entre estudantes de Letras, Pedagogia e Jornalismo, professores alfabetizadores e professores de ensino fundamental, médio e superior, e público em geral, o primeiro Ciclo de Eventos em Lingüística da Universidade Estadual de Ponta Grossa ? CIEL inicia sua programação em 9 deste mês, no Auditório da Reitoria da instituição. O evento abre espaço para o debate de assuntos como a distância entre a língua escrita e a falada, e a questão do ensino da língua portuguesa quando se vê a língua como fator de cidadania, em uma programação que se estende até 11 deste mês.

“Língua Portuguesa: um continente inexplorado” abre o programa de palestras, marcando a presença de Mário Perini. Figura de destaque na área, Perini tem contribuído de forma significativa para a discussão e renovação do estudo da gramática. Tratando da evolução dos estudos lingüísticos nos últimos anos, Perini traz em sua abordagem um caminho para o repensar dos objetivos e princípios metodológicos num exame crítico da língua materna.

A programação do evento também contará com a presença de Sírio Possenti, conferencista renomado na área. Em seu trabalho, ele se preocupa em combater preconceitos lingüísticos, analisar textos homorísticos e discutir a questão da subjetividade. Encerrando a programação do evento, Síri Possenti apresenta o tema “Gramática e discurso”, destacando a necessidade do profissional de ensino de língua portuguesa reconhecer e trabalhar as especificidades dos fatos lingüísticos.

Voltar ao topo