Ciclo de Dramaturgia do Teatro José Maria Santos apresentará Caixa de Sândalo

O Centro Cultural Teatro Guaíra estará apresentando, nesta terça-feira, mais um texto dentro do projeto Novas Leituras – 1º Ciclo de Dramaturgia. Desta vez será mostrado: Caixa de Sândalo, do norte-americano Mac Wellman. O projeto começou em maio deste ano e promove leituras de textos contemporâneos da literatura mundial com enfoque político. As leituras acontecem no Teatro José Maria Santos com entrada gratuita.

"É um sucesso!", resume a diretora artística do Centro Cultural, Nena Inoue. Segundo ela, a presença maciça do público mostra o interesse que há por este tipo de trabalho. "Transcorridas algumas leituras percebemos que o público não se resume somente às pessoas envolvidas com teatro. Estamos criando novas platéias\", disse. Após as leituras acontecem os debates entre atores, diretores e o público. Em alguns casos, participaram também os autores Mário Bortolotto e Rafael Spregelburd.

Mac Wellman começou escrevendo poesia quando estudava política internacional e pensava em tornar-se diplomata. Uma temporada de intercâmbio na Holanda o levou a abandonar tudo por causa do teatro. Escreveu as peças Cellophane, The Sandal Box, Second-Hand Smoke, The Lesser Magoo, Bad Penny, Infrared, 7 Blowjobs, A Murder of Crows, Albanian Softshoe, Mister Original Bugg, Cleveland, Three Americanisms, Girl Gone que apresentaram a voz de Mac Wellman para o mundo.

Em 1990, recebeu o Obie Award para Melhor Peça Americana (por Bad Penny, Crowbar, e Terminal Hip). Em 1991, recebeu outro Obie Award, por Sincerity Forever. Recebeu ainda o Lila Wallace-Readers? Digest Writers Award e, recentemente, o Obie Award de 2003 pelo conjunto da obra. Sua escrita tem sido freqüentemente comparada com a de autores como Sam Shepard, Samuel Beckett, Harold Pinter, James Joyce e Gertrude Stein. Atualmente, Wellman leciona dramaturgia no Brooklyn College.

O projeto Novas Leituras

1º Ciclo de Dramaturgia acontece com a colaboração de Felipe Hirsch, FAP – Faculdade de Artes do Paraná, UFPR- Universidade Federal do Paraná, Facinter – Faculdade Internacional, Faculdades Dom Bosco, Claudia Roemmelt Jahne (Instituto Goethe), Úrsula de Almeida Rego Migon e Casa Hoffmann ? Centro de Estudos do Movimento. A curadoria do projeto é de Fernando Kinas.

Serviço:

Ciclo de Dramaturgia – A Caixa de Sândalo
Local:Teatro José Maria Santos
Data: Dia 30
Horário: às 20h
Entrada franca

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.