Chuva intensa no país é resultado de fenômeno cíclico

Brasília – A chuva constante registrada em todo o país nos últimos dois meses se deve à Oscilação Decadal do Pacífico – um fenômeno que se repete de 15 em 15 anos e, é conhecido no meio científico como PDO. Esse evento pode provocar oscilações numéricas positivas e negativas. A explicação é de Expedito Rebello, chefe da Divisão de Meteorologia Aplicada do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Desde 2001, as águas do Pacífico Norte começaram a esquentar resultando neste ano num verão chuvoso no Brasil e num inverno rigoroso nos Estados Unidos e Europa. Aqui a chuva tem causado enchente e destruído plantações em vários estados. Nos Estados Unidos, o inverno já chegou a registrar 60 graus negativos.

Rebello diz que com o PDO, as águas do Pacífico Norte se tornam mais quentes e toda a circulação atmosférica do globo sofre mudanças. Ele explicou também que agora estamos em uma fase muito quente, onde as massas de ar frio se movimentam do Hemisfério Norte para o Sul. Esse deslocamento resulta em temperaturas constantes por um longo período. O último fenômeno parecido com este foi registrado em 1985. (Ascom Inmet)

Voltar ao topo