Chuva forte continua a atingir várias regiões do país, alerta Defesa Civil

A Secretaria Nacional da Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis do Distrito Federal e de nove estados das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste.

Na região Norte, hoje (21/03), o tempo permanece instável com pancadas de chuva no Tocantins e Pará. Áreas de instabilidade tropicais dão origem a nuvens carregadas que provocarão pancadas de chuva no Amazonas e em Rondônia. Em alguns momentos , essas pancadas de chuva podem ser de forte intensidade, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento entre 40 e 50 Km/hora, principalmente, no sul, sudoeste e centro do Estado do Pará. Os temporais atingirão, ainda, o centro-leste do Amazonas e o norte de Rondônia.

Na região Nordeste, nesta quarta-feira, o tempo permanece instável com pancadas de chuva no Maranhão. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, essas pancadas de chuva podem ser de forte intensidade e acompanhada de descargas elétricas, principalmente no centro-sul do Estado.

Nos Estados do Centro-Oeste, hoje, a presença de áreas de instabilidade na região forma nuvens carregadas e profundas que provocarão pancadas de chuva no Distrito Federal. Em Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso o tempo segue instável com pancadas de chuva. A Sedec alerta que a chuva poderá ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e Alerta-se que, em alguns momentos, essas chuvas poderão ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento entre 50 e 60 Km/hora, especialmente, no DF; no oeste e sul de Goiás ; na Zona da Mata, no sul e centro de Minas Gerais e no norte, centro e leste do Mato Grosso.

Hoje, por causa da permanência de uma frente fria no oceano, na altura do litoral da região Sudeste , o tempo continuará instável com pancadas de chuva no Estado do  Rio de Janeiro. Persiste o alerta de que, em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e de rajadas de vento entre 50 e 60 Km/hora, especialmente na região de Duque de Caxias, na capital fluminense e na região de São Gonçalo.

Sedec recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitarem trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para  RO, AM e MA são baseados em informações do Centro Nacional de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). Os alertas preventivos enviados aos demais Estados tiveram como base as informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Cptec.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.