Chove forte nos estados da região Sul e no MS, alerta Defesa Civil

Brasília – A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos estados do Rio grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e do Mato Grosso do Sul.

No Rio Grande do Sul, no decorrer desta sexta-feira e no sábado (24 e 25/11), áreas de instabilidade associadas à passagem de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil provocarão pancadas de chuva no Estado. Alerta-se que, em alguns momentos há risco de temporais com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento de 60 a 80 km/hora, não sendo descartada a ocorrência de granizo localizado.

Em Santa Catarina, nesta sexta-feira (24/11), haverá ação de uma nova frente fria provocam pancadas de chuva no estado. Em alguns momentos, há risco de temporais com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento de 60 a 80 km/hora no oeste catarinense. Não se descarta a ocorrência de granizo localizado. No sábado e no domingo (25 e 26/11), a passagem da frente fria provocará chuva em todas as regiões de Santa Catarina, inclusive persistem as condições de temporais (chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento de 60 a 80 km/h e granizo isolado).

Para o Paraná, o alerta indica que, entre esta sexta-feira e o domingo (24, 25 e 26/11), áreas de instabilidade vindas do Paraguai, associadas com a passagem de uma nova frente fria, provocam pancadas de chuva no estado. Alerta-se que, em alguns momentos, há risco de temporais localizados, com chuva forte acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento de 60 a 80 km/hora, no oeste e sudoeste nesta sexta-feira (24/11). No sábado e domingo (25 e 26/11), o alerta de temporais localizados estende-se para todo o estado.

No Mato Grosso do Sul, entre o final da tarde de hoje e o domingo (23, 24, 25 e 26/11), áreas de instabilidade vindas do Paraguai provocam pancadas de chuva no estado. Alerta-se que, em alguns momentos, há risco de temporais localizados, com chuva forte acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento de 50 a 70 km/hora, no centro-sul do Mato Grosso do Sul entre hoje e amanhã (23 e 24/11). No sábado e domingo (25 e 26/11), o alerta de temporais localizados vale para todo o estado. Não se descarta a ocorrência de granizo localizado nesses dias.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitarem trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e estimular a população, governos e municípios a adotarem medidas preventivas. Informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) serviram de base para aos alertas enviados ao estado do Sul. O alerta do Mato Grosso do Sul foi baseado em informações do Cptec).

Voltar ao topo