Chirac convida Brasil para ajudar no desenvolvimento na África

O presidente da França, Jacques Chirac, convidou hoje o Brasil a integrar um grupo de países que se engajam em iniciativas em prol do desenvolvimento da África. A informação foi dada há pouco pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, ao fazer um balanço da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Europa.

Segundo Amorim, Chirac, tranqüilizou as autoridades brasileiras, de forma humorada, sobre os eventuais ônus dessa participação. “O ministro da Fazenda pode ficar tranqüilo; a gente não quer dinheiro, quer a militância do Brasil”, comentou Chirac, conforme o relato de Amorim.  O grupo liderado pela França, sob a denominação de “Nova parceria econômica para o desenvolvimento da África”, será integrado pelos países do G-8, além do Brasil.

No encontro que teve hoje com Lula, Chirac comprometeu-se a apoiar a reivindicação brasileira de um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU e apoiou a proposta de criação de um fundo internacional contra a fome, formulada pelo presidente brasileiro no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

Lula e Chirac também concordaram em acelerar as negociações para a implantação do bloco Mercosul-União Européia. Quanto ao protecionismo na área agrícola, procedimento da União Européia que o Brasil questiona, o presidente Chirac declarou que concordava em 99% com Lula. Amorim comentou que não sabia exatamente o que seria o 1% de divergência, mas ressaltou que o importante é que tanta a Franca como a Alemanha estão mais sensíveis à questão agrícola e se mostram dispostas a desbloquear as negociações sobre o tema.

Voltar ao topo