O governador Roberto Requião recebeu nesta terça-feira, no Palácio Iguaçu, uma missão de chineses da Província de Henan. Ao todo, são 18 pessoas, entre presidentes, gerentes e executivos de grandes empresas da Província que vieram ao Paraná com o propósito de aumentar a importação de soja do Estado. “Acreditamos que a qualidade da soja produzida no Paraná é maior do que a da americana e a argentina”, afirmou Niu Bing Yi, líder da delegação. Atualmente, 500 mil toneladas do grão são compradas por ano do Paraná, mas a Província pretende aumentar a compra para dois milhões de toneladas.

Para aumentar a importação, os chineses afirmaram estar dispostos a investir na construção de silos no Paraná em parcerias com cooperativas. Já o governador Roberto Requião sugeriu que a China forneça fertilizantes aos produtores de soja paranaenses em troca de grãos. “O monopólio das tradings internacionais se dá pelo financiamento de adubos e fertilizantes”, afirmou Requião. De acordo com a Ocepar, 50% do fertilizante consumindo no Brasil é comprado de apenas duas multinacionais.

Requião também sugeriu a troca de sacas de soja por equipamentos portuários ou de moagem de soja e processamento de óleo, além de um contato direto das cooperativas com os compradores chineses. “Os chineses querem e o Estado do Paraná também quer quebrar o monopólio do comércio internacional de grãos. Gostaria de ver nossos produtores e cooperativas liberados da subordinação absoluta às multinacionais”, afirmou o governador.

Charles Tang, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil ? China, confirmou a intenção da Província em investir em silos para aumentar a importação de soja paranaense. Atualmente, Henan consome três milhões de toneladas de soja por ano, grande parte para consumo humano. Desse total, um milhão de toneladas são produzidas na própria Província, um milhão de toneladas são importadas dos Estados Unidos e um milhão são compradas da América do Sul.

Em 2004, de acordo com Tang, a China importou 15 milhões de toneladas de soja, sendo oito milhões de toneladas de grãos brasileiros. “A China tem potencial para importar até 30 milhões de toneladas de soja. O crescimento da população chinesa é vertiginoso. Em 2001, foram importados apenas 3,1 milhões de toneladas de soja e a compra foi dobrada em apenas dois anos”, disse o presidente.

continua após a publicidade

continua após a publicidade