China declara apoio ao Brasil na ONU

O vice-ministro da Comissão Estatal de Planejamento e Desenvolvimento da China, Zhang Guobao, disse hoje, em entrevista após reunião com o ministro do Desenvolvimento, embaixador Sergio Amaral, que o seu país defende ?um papel mais importante do Brasil no Conselho de Segurança da ONU?.

Zhang Guobao não manifestou explicitamente o apoio à entrada do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança, mas afirmou que a Organização das Nações Unidas precisa manter-se atualizada às mudanças que ocorrem no mundo.

?A China sempre defendeu que o Conselho de Segurança deve acompanhar as mudanças do tempo, com reformas apropriadas e necessárias feitas em conformidade com a distribuição regional e de maneira eqüitativa, dando prioridade à representatividade dos países em desenvolvimento?, defendeu o vice-ministro.

Guobao elogiou o papel diplomático do Brasil nas questões internacionais e disse que pretende estreitar mais os laços entre os dois países. ?A parte chinesa atribui alta relevância ao papel positivo do Brasil nos assuntos internacionais e tem dividido junto com o Brasil uma cooperação estreita no âmbito da ONU. Queremos ampliar essa parceria no lado comercial?, encerrou.

Voltar ao topo