Cheida anuncia criação da APA de Alagados em Ponta Grossa

O secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, anunciou a criação da APA ? Área de Proteção Ambiental – de Alagados. Os estudos para implementação do projeto estão em fase de conclusão. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (08), durante a Jornada Paranaense de Agroecologia, em Ponta Grossa.
Segundo Cheida, a criação da APA abrangerá uma área de 60 mil hectares e significará “atuar definitivamente nas causas da poluição em todo o entorno, provocado pelas atividades humanas e econômicas, e não apenas medidas para minimizar conseqüências”.
O secretário prevê uma melhoria significativa na qualidade da água que abastece a população de Ponta Grossa, redução de custos de tratamento, além de devolver à comunidade o acesso ao lazer e à pesca na área, hoje proibidas em razão da péssima qualidade e alta concentração de algas.
Os estudos determinados pelo secretário visando a implementação da APA, realizados pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), órgão do sistema SEMA, incluem monitoramento quinzenal com coleta e análises físico-química da água.

Voltar ao topo