Chega a 70 o total de mortos por terremoto na Indonésia

Ao menos 70 pessoas morreram e centenas ficaram feridas por conta de um forte terremoto que derrubou casas e prédios hoje numa extensa faixa do oeste da Indonésia, segundo autoridades locais. Equipes de resgate dizem que o número de vítimas tende a aumentar com o passar das horas

O tremor de 6,3 graus na escala Richter atingiu a ilha de Sumatra e foi sentido em lugares tão distantes quanto a Malásia e Cingapura, onde alguns prédios mais altos chegaram a ser esvaziados. O terremoto foi seguido por uma série de fortes abalos sísmicos secundários. "As mulheres choravam aterrorizadas. Nós fugimos o mais rápido que pudemos", disse Alpion, um soldador da cidade de Padang. Assim como milhares de outras pessoas, ele buscou refúgio em áreas elevadas pelo temor de que um tsunami pudesse atingir a costa.

A Indonésia repousa sobre uma das regiões de maior atividade sísmica do planeta e foi palco de diversas catástrofes naturais ao longo dos últimos anos, entre elas o tsunami do fim de 2004, no qual mais de 230 mil pessoas morreram ou desapareceram – 160 mil só em Sumatra.

Um terremoto na casa dos 6 graus na escala Richter é capaz de causar extensos danos e grande número de vítimas, mas isso depende de uma série de fatores, como a profundidade do tremor e a distância entre o epicentro e áreas de grande densidade demográfica.

Voltar ao topo