Chávez ameaça nacionalizar supermercados e lojas

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta quarta-feira (14) que aprovará um decreto que transfira ao governo a autoridade para nacionalizar supermercados e lojas que estejam estocando alimentos ou especulando com os preços.

Falando em rede nacional de rádio e televisão, Chávez acusou empresas privadas de segurarem a venda de produtos de primeira necessidade, como a carne, e advertiu supermercados e distribuidores que nacionalizará seus negócios caso estejam lançando mão desta prática. O mandatário afirmou que estará alerta a denúncias e que esperará apenas um primeiro caso para nacionalizar essas empresas.

A ameaça surge em meio à escassez de alimentos em alguns mercados da Venezuela, que, segundo o governo, se deve à especulação e ao estoque de produtos com vistas ao aumento de preço. Para os empresários e vários economistas, no entanto, o desabastecimento é conseqüência dos controles de preços impostos pelo governo, que estariam obrigando os comerciantes a vender as mercadorias abaixo de seu real valor.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.