Realizada hoje (15) no Palácio do Planalto, a cerimônia de entrega do Prêmio Objetivos do Milênio foi marcada por contratempos. Por duas vezes, ministros, premiados e convidados ficaram no escuro por causa de quedas no fornecimento de energia em Brasília. A cerimônia também teve de ser iniciada, no salão nobre do Planalto, sem a presença de do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que só chegou para participar da solenidade mais de uma hora depois. Isto porque houve atraso na agenda do presidente, que teve de receber o bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, na hora programada para a entrega dos prêmios.
Lula ficou no escuro ao lado da primeira-dama Marisa Letícia em um dos momentos de queda de energia. Nesta hora, estava discursando o representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Orácio Toro Ocampo. Apesar da falta de luz, Ocampo continuou a falar por alguns minutos no escuro. Em outro momento, na hora da entrega dos prêmios, também faltou energia.
Durante a cerimônia, as luzes do Planalto estavam sendo mantidas acesas por geradores de energia que foram acionados por causa do blecaute ocorrido em Brasília em meio à forte temporal. Na solenidade, foram entregues vários prêmios a entidades e pessoas envolvidas em projetos que contribuíram para cumprimento dos Objetivos do Milênio, conjunto de ações sociais definidas na Cúpula do Milênio das Nações Unidas.