Cepal vai criar indicador para medir violência contra a mulher

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) vai criar um indicador para medir a violência contra a mulher. De acordo com esse organismo das Nações Unidas (ONU), não existem hoje mecanismos legais adequados para acompanhar nem verificar o cumprimento de sanções em casos de violência contra amulher. ?Esta (carência), entre outros problemas na aplicação de leis deixa em evidência a necessidade de contar com informação confiável para formular políticas públicas?, diz a Cepal.  

A Unidade da Mulher e Desenvolvimento da Cepal preparou o documento ?Violência contra a mulher na sua relação de casal: América latina e Caribe. Uma proposta para medir sua magnitude e evolução?. Segundo a Cepal, o estudo propõe um conjunto de indicadores que permitam mostrar a dimensão e as principais características da violência contra as mulheres. O objetivo, acrescenta o organismo da ONU, é que esses indicadores sirvam de ferramenta para conhecer o problema e fazer com que os governos possam implementar programas adequados. 

O conjunto de indicadores deve mostrar informações quantitativas e válidas para a inclusão desse tema na agenda pública e no desenho de programas e para o acompanhamento das políticas e para a prestação de contas à população. Também serão sugeridas mudanças institucionais para que o andamento desse conjunto de indicadores se integre ao processo de institucionalização das políticas públicas com enfoque de gênero.

Voltar ao topo