Centro de Biotecnologia do Paraná anuncia resultados

A direção do Centro de Biotecnologia Agroindustrial e Agroalimentar do Paraná (Cenbapar), programa criado no início deste ano com o objetivo de fortalecer a agroindústria paranaense, vai matricular, a partir de setembro de 2004, na Universidade de Provence (Aix-de-Marseille I) França, cinco estudantes paranaenses selecionados pela UFPR e pelo Cefet-PR. Os selecionados vão cursar o mestrado internacional patrocinado pela Unesco na área da Biotecnologia Agroindustrial e Agroalimentar.
O mestrado faz parte de uma rede internacional que envolve a França, a China, o Marrocos, a Tunísia, o México e o Brasil para desenvolvimento de bioprocessos que permitam maior agregação de valor às matérias primas agrícolas desses países. São parceiros nesse programa o Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Centro Federal de Educação Tecnológica/Pr (Cefet-Pr) e a Prefeitura de Pato Branco, informa o secretário Aldair Rizzi.

A formação de recursos humanos altamente especializados nessa área do conhecimento é uma das principais atividades do Cenbapar, pois, afirma o diretor científico do Centro de Biotecnologia, professor Carlos Ricardo Soccol, que a questão está diretamente relacionada ao desenvolvimento tecnológico de estado e do país. Soccol é responsável, na UFPR, pela cátedra da Unesco em Biotecnologia Agroindustrial e Agroalimentar.

Pesquisas e patentes

O Centro, que também terá um papel fundamental na validação de pesquisas e patentes como forma de gerar recursos e estimular o setor de agronegócios no Paraná, funcionará, em Curitiba, nas dependências do Centro Politécnico da UFPR, em uma unidade com cerca de 700 metros quadrados, e em Pato Branco em dois imóveis, sendo um pertencente à UFPR e construído pela comunidade local, e outro ao campus do Cefet-Pr.

Os recursos para implantação e manutenção do Centro vêm sendo captados junto às entidades parceiras, cabendo ao Governo do Estado o repasse para aquisição de equipamentos via Unidade Gestora do Fundo Paraná. Inicialmente, o Cenbapar deverá trabalhar com um orçamento da ordem de R$ 800 mil.

Voltar ao topo