Celepar assina convênio com província da Venezuela

O presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), Marcos Mazoni, assinou na última terça-feira na Venezuela um convênio de cooperação com a Fundação de Ciência e Tecnologia da Província de Lara para o desenvolvimento e difusão do uso de software livre na administração pública. Mazoni acompanha o governador Roberto Requião que está em visita oficial à Venezuela.

Entre os produtos da Celepar que fazem parte do convênio estão o sistema Expresso (correio eletrônico, agenda e catálogo de endereços), o Framework Celepar (conjunto de ferramentas para desenvolvimento de sistemas), o XOOPS (gerenciador de portais na Internet) e o portal colaborativo ?Dia-a-Dia Educação?.

Conforme os termos do convênio, o governo paranaense vai disponibilizar através da Celepar todos os códigos-fontes desses sistemas para uso e aperfeiçoamento do governo venezuelano.

O Expresso é utilizado por cerca de 35 mil usuários. Desenvolvido em linguagem PHP, o sistema é uma versão personalizada do e-Groupare adaptado às necessidades do Governo do Paraná. Entre os interessados na utilização do sistema está a Caixa Econômica Federal que estuda a possibilidade de adotar o Expresso como correio eletrônico. Quanto ao Framework Celepar, trata-se de um conjunto de componentes em software livre para a obtenção de maior produtividade e qualidade no desenvolvimento de sistemas eletrônicos de informação, visando faciltar a utilização de aplicativos em plataforma Java. Adotado pelo governo paranaense como ferramenta oficial de desenvolvimento de seus sítios na Internet, o XOOPS é o sistema ideal para a criação de comundiades virtuais, portais, sítios de notícias, intranets ou weblogs de pequena e grande escala. O Portal ?Dia-a-Dia Educação? desenvolvido pela Celepar para a Secretaria da Educação, já é encarado como uma verdadeira cadeia de produção, recepção e retroalimentação de informações na área educacional. Além das informações sobre cada escola paranaense, o portal tem sido utilizado para a capacitação de professores e estudantes através da publicação de suas produções intelectuais e fomentando a criação de comunidades virtuais de aprendizagem.

O convênio com o governo venezuelano, assim como outros que estão sendo firmados com representantes governamentais de outros países, permitirá, segundo opinião de Mazoni, um desenvolvimento mais acelerado dessas tecnologias em benefício de todos seus usuários.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.