CEF planeja lançar fundo imobiliário neste ano

Entrar no mercado de fundos de investimento imobiliário é a nova estratégia da Caixa Econômica Federal (CEF) para estimular a construção civil. A intenção foi divulgada hoje (26) pelo presidente do banco, Valdery Albuquerque, em almoço no Sindicato da Habitação do Estado (Secovi-SP). ?Pretendemos lançar um fundo imobiliário ainda neste semestre?, afirmou.

As características do produto ainda estão em análise, mas Albuquerque garante que o investimento será destinado para o varejo, isto é, pequenos e médios aplicadores físicos. Por isso, o valor mínimo do investimento deverá ficar entre R$ 200 e R$ 1 mil. O executivo considerou que a entrada da CEF neste mercado será mais um incentivo para a venda de imóveis.

A instituição também não definiu o tipo de lastro que sustentará os papéis. A primeira hipótese é lastrear o fundo nas agências do próprio banco. A vantagem seria favorecer o enquadramento da CEF no Acordo de Basiléia, que exige a redução dos recursos bancários aplicados em ativos fixos. A segunda opção é buscar empreendimentos da iniciativa privada.

A última alternativa é recorrer à carteira imobiliária da Funcef, fundo de pensão dos funcionários do banco. As conversas neste sentido começaram há mais de um ano, mas esbarram em diversos problemas. Um deles é definir critérios claros para estabelecer os preços dos imóveis que serão incorporados ao fundo. O segundo é a relação entre a Funcef e a diretoria da CEF. Conforme Albuquerque, a colaboração entre as partes precisa ficar ?mais clara?. ?Sem isso, não nos sentiremos à vontade de trabalharmos em conjunto?, afirmou.

Voltar ao topo