CEF facilita remessa de recursos de brasileiros residentes no Japão

Os brasileiros que vivem no Japão poderão enviar recursos para a família, no Brasil, também por meio da Caixa Econômica Federal, que abre esta semana, em Tóquio, a segunda fase de sua estratégia no mercado internacional. A Caixa informou que executivos da instituição reúnem-se hoje, na embaixada do Brasil naquele país, com representantes do Serviço de Apoio ao Brasileiro no Japão (SABJA) e da NPO de Ouzumi, além do presidente da Associação de Escolas Brasileiras no Japão (AEBJ).

O encontro tem como objetivo divulgar o site eletrônico de relacionamento e de negócios para os brasileiros residentes no exterior, que permite a remessa de recursos para o Brasil, além de formação de poupança de longo prazo e acesso a diversos serviços bancários. Tudo como se o cliente estivesse no Brasil.

A estratégia da Caixa foi traçada em junho, após a aprovação das novas regras pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) que abrem a possibilidade de abertura de contas pela internet, para que os brasileiros possam transferir dinheiro de outro país, aplicando seus recursos no Brasil.

O serviço de remessa de recursos foi lançado no mês passado nos Estados Unidos, e cobra taxa de 2,58%, bem mais atrativa que a média de 8,5% cobrada no mercado internacional. No caso dos serviços de formação de poupança, o custo é ainda menor, 2,45%. Os limites mensais de transações de remessa de valores foram ampliados de R$ 10 mil para R$ 30 mil. Além da caderneta de poupança e da Letra Hipotecária (primeiros produtos oferecidos), a Caixa opera também com planos de previdência privada para os emigrantes.

Para efetuar remessas de valores ou adquirir os produtos e serviços da Caixa é preciso ser cidadão brasileiro, nato ou naturalizado, estar em qualquer país do exterior, possuir CPF válido no Brasil e cartão de crédito Visa, emitido no exterior. Inicialmente, somente cartões de crédito com essa bandeira terão acesso ao serviço, mas a Caixa está buscando parcerias com outras administradoras de cartões de crédito e correspondentes bancários internacionais. O site de relacionamento e negócios da Caixa funciona como loja virtual da instituição.

Através dele, o brasileiro, filho de japoneses, residente no Japão, e conhecido como “dekassegui”, deve abrir conta corrente eletrônica simplificada e se cadastrar no Internet Banking Caixa. A partir daí, ele estará apto a solicitar o serviço de remessa de valores para crédito direto em conta da Caixa, de titularidade própria, de familiares ou amigos. Os recursos também poderão ser direcionados para a formação de poupança de longo prazo, como a tradicional caderneta de poupança e outros produtos que virão a ser implementados.

O dinheiro remetido do exterior, depois de autorizado pela administradora do cartão de crédito, estará disponível em dois dias úteis, e o valor da operação será debitado no cartão do cliente. Já utilizaram o novo serviço de remessas, para saque e formação de poupança, brasileiros residentes em 29 países (Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, Itália, Japão, Espanha, Alemanha, França, México, Nova Zelândia, Suíça e Dinamarca, entre outros).

Voltar ao topo