Catálogo sobre escravidão no Paraná pode ser consultado pela internet

O Catálogo Seletivo de Documentos Referentes aos Africanos e Afrodescendentes Livres e Escravos, publicação do Departamento de Arquivo Público do Estado (Deap) com 1.104 atos oficiais sobre o período da escravidão no Paraná, pode ser consultado pela internet. O livro está, na íntegra, no endereço www.pr.gov.br/arquivopublico, no item ?publicações?.

O catálogo foi lançado em outubro do ano passado e é considerado referência por historiadores e outros pesquisadores. No último dia 7, o trabalho foi contemplado com Prêmio Rodrigo Melo de Franco Andrade 2006, do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura.

?A tiragem se esgotou, então decidimos por colocar o catálogo na internet para facilitar o acesso dos que procuram a obra?, explica a coordenadora da Divisão de Pesquisa e Publicações do Deap, Tatiana Marchette.

Na elaboração do catálogo, o Deap ? que é vinculado à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência ? contou com a colaboração das seguintes instituições: secretarias da Cultura e de Assuntos Estratégicos; Imprensa Oficial; Associação dos Amigos do Arquivo Público; e Departamento de História da Universidade Tuiuti do Paraná.

Serviço:
O Arquivo Público pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. O endereço é Rua dos Funcionários, 1796, Juvevê, Curitiba. Na internet: www.pr.gov.br/arquivopublico. O telefone é (41) 3352-2299.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.