Castro: Agroleite 2005 começa nesta terça-feira

O vice-governador e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, participa nesta terça-feira, da abertura oficial da Agroleite 2005, no município de Castro. Participarão do evento mais de 90 expositores. De acordo com os organizadores, cerca de 35 mil pessoas devem visitar o Parque de Exposições Dario Macedo. O evento deve movimentar R$ 8 milhões.

Durante a abertura, vai acontecer o lançamento da 2ª fase do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PECEBT). Nesta fase, os estabelecimentos de criação são certificados como propriedades livres das doenças.

No lançamento, os presidentes da Associação Brasileira da Raça Holandesa e da Associação de Gado Jersey, Nélio Ribas Centa e Nelci Pedroso Mainardes, respectivamente, serão os dois produtores que vão fazer a adesão para a certificação.

Com o apoio da Secretaria de Agricultura, cerca 1.500 produtores de diversas bacias leiteiras do Estado vão participar da Agroleite. ?Estes produtores vão vir a Castrolanda através de excursões, realizadas pela Emater. Até o momento, foi confirmada a presença de produtores de 21 municípios paranaenses?, disse o engenheiro agrônomo da Emater, Hélcio Luiz Ferro.

Quatro estações de campo foram instaladas na Unidade Demonstrativa do Sistema de Leite. Nelas, os participantes vão poder tirar dúvidas sobre a atividade leiteira e conhecer novas técnicas de manejo.

Os visitantes vão ter a oportunidade de conhecer o sistema de recria de novilhas da Unidade e verificar as opções de alimentos adotadas no sistema forrageiro de uma propriedade leiteira. Os participantes também vão poder acompanhar a demonstração prática de um sistema modelo de ordenha. ?Eles vão ver o funcionamento das instalações básicas de manejo de uma pequena propriedade. Inclusive, vão saber quais são os custos de implantação?, disse.

De acordo com a programação, no período da tarde, os produtores vão poder assistir uma dinâmica de máquinas agrícolas voltadas para o segmento. ?Tanto a dinâmica como as atividades nas estações serão realizadas de quarta a sexta-feira?, concluiu.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.