Cartilha da Aneel vai ajudar consumidor a entender conta de luz

Brasília – Consumidores de todo o país poderão entender melhor as tarifas de energia elétrica e até reduzir o valor da conta com a cartilha lançada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em 30 páginas, ?Por dentro da Conta de Luz? traz explicações sobre encargos, tributos, diferenças e semelhanças entre reajuste e revisão tarifária.

Em entrevista nesta quarta-feira  (16), o diretor geral da Aneel, Jerson Kelman, disse ser fundamental para o consumidor entender porque as tarifas sobem, como funciona o atendimento e com quem reclamar no caso de abusos.

?Se o consumidor souber o que está pagando, ele saberá para quem reclamar quando a conta de luz subir. Essa culpa nem sempre é apenas da distribuidora. Às vezes pode ser da Assembléia Legislativa ou do próprio Congresso Nacional?.

A cartilha inclui textos acompanhados de tabelas e quadros que facilitam o entendimento do consumidor. As informações sobre direitos, deveres e sobre a atuação dos conselhos de consumidores existentes nas distribuidoras vão auxiliar na diminuição de despesas.

?A cartilha tem recomendações aos consumidores mostrando o que eles devem fazer para reduzir a conta de energia. Porém, é importante considerar que, quanto melhor a qualidade da energia, maior será o custo?, explicou Kelman.

A primeira cartilha foi lançada para o estado do Mato Grosso do Sul e já está disponível no site: www.aneel.gov.br

As outras regiões do país vão recebê-las de acordo com as áreas de concessão. Mesmo assim, os consumidores podem conferir a primeira cartilha, pois,e mbora alguns números sejam diferentes, a lógica de construção é a mesma.

Voltar ao topo