Carros do Mundial de Turismo já estão no Autódromo de Pinhais

Primeira Edição

A organização do WTCC em 2006 envolveu mais de 1.500 pessoas, movimentando o setor econômico e turístico da cidade e região. O WTCC contará em 2007 com 11 eventos entre março e novembro e será transmitido para 150 países. A novidade neste ano, serão as 3 novas pistas: em Portugal, França e Holanda.

Carros de turismo 

Curitiba foi a primeira cidade brasileira a ser incluída no calendário do WTCC. A cidade e o autódromo, que fica no município vizinho de Pinhais, foram aprovados por dirigentes da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

As características da cidade, como qualidade de vida, infra-estrutura para receber turistas e um pólo de indústrias do setor automotivo instalado na Região Metropolitana somaram pontos na decisão por parte dos organizadores.

Curitiba foi escolhida, no ano passado, em Monte Carlo, Mônaco, por diretores de montadoras como Alfa Romeo, Seat, Ford, Chevrolet, BMW e Lada. "O que mais impressionou os organizadores foi a estrutura e organização da cidade", afirma o prefeito Beto Richa.

A abertura da temporada 2007 em Curitiba coincide com grandes obras da prefeitura, de revitalização do sistema viário da cidade. A maior delas é a Linha Verde que inclui, além das obras na antiga BR-116, a construção de binários e estações que unirão os dois lados da cidade.

Os carros do WTCC são altamente modificados mas, ao contrário do que acontece em ralis, na corrida de carros de turismo as máquinas correm ao mesmo tempo, uns contra os outros, geralmente em circuitos fechados. Existe o campeonato internacional, a World Touring Car Champioship (WTCC, Campeonato Mundial de Carros de Turismo) e a maior parte dos países têm os seus próprios campeonatos nacionais.  

Voltar ao topo