Os carros, equipamentos e painéis que serão usados no Campeonato Mundial de Turismo Automobilístico (WTCC/FIA) de 2007 já estão no Autódromo de Pinhais. Eles foram transportados em 22 contêineres e recebidos, nesta terça (6), por técnicos e engenheiros das 21 equipes inscritas na competição.

A prova abre a 2º Temporada do WTCC. O campeonato será no sábado (10) e domingo (11), mas os carros entram na pista na tarde de quinta-feira (8) para o treino livre. O treino oficial será na manhã desta sexta-feira (9).

Os contêineres chegaram ao Porto de Paranaguá e seguiram em comboio até o Autódromo de Pinhais. Mais de 25 homens conferiram o material das equipes e descarregaram nove toneladas de equipamentos e carros sob a supervisão de Alex Amaral, da SAX Logística, responsável pela liberação da carga. "Começamos o trabalho mais pesado hoje e está indo tudo muito bem. Até sexta-feira chegam todos os carros", garantiu Amaral, enquanto conferia o contêiner de pneus da corrida.

Na equipe francesa Exagon, técnicos e engenheiros preparam o box para descarregar o carro do piloto europeu Pierre – Yves Corthals. O coordenador da equipe, Luc Marchetti, afirma que a equipe está entrosada e preparando tudo para domingo com bom humor e tranqüilidade. "Estamos acostumados com muito trabalho; tudo está correndo bem", disse Luc. O engenheiro da equipe, Stephane Orre, conferiu cada peça do carro sob o sol forte.

Enquanto a equipe francesa organizava os equipamentos que chegaram logo cedo pela manhã, a Seat conferia o material para a instalação do piso no box da equipe espanhola para descarregar os quatro carros que irão competir no fim de semana. O coordenador da equipe Seat, Antonio Rodriguez, supervisionou o trabalho das dez pessoas do grupo, enquanto os carros aguardavam nos contêineres espalhados pelo autódromo.

As marcas favoritas são a BMW (que traz o curitibano Augusto Farfus como piloto), Chevrolet, Alfa Romeu e Seat, que prometem um espetáculo de velocidade e competência no próximo domingo. "É uma responsabilidade e ao mesmo tempo uma pressão grande", disse Farfus. "Prometo fazer um grande trabalho para a BMW e continuar a boa fase no campeonato. Correr em Curitiba é fantástico" completou o curitibano.

A Corrida da FIA/WTCC será em Curitiba e Região Metropolitana por intervenção direta do prefeito Beto Richa. "Pela segunda vez Curitiba vai sediar um dos eventos mais importantes do automobilismo mundial. A segunda edição do WTCC em Curitiba reafirma a preparação da cidade na promoção deste Campeonato e de outros grandes eventos com projeção internacional", disse Beto Richa.

Primeira Edição

A organização do WTCC em 2006 envolveu mais de 1.500 pessoas, movimentando o setor econômico e turístico da cidade e região. O WTCC contará em 2007 com 11 eventos entre março e novembro e será transmitido para 150 países. A novidade neste ano, serão as 3 novas pistas: em Portugal, França e Holanda.

Carros de turismo 

Curitiba foi a primeira cidade brasileira a ser incluída no calendário do WTCC. A cidade e o autódromo, que fica no município vizinho de Pinhais, foram aprovados por dirigentes da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

As características da cidade, como qualidade de vida, infra-estrutura para receber turistas e um pólo de indústrias do setor automotivo instalado na Região Metropolitana somaram pontos na decisão por parte dos organizadores.

Curitiba foi escolhida, no ano passado, em Monte Carlo, Mônaco, por diretores de montadoras como Alfa Romeo, Seat, Ford, Chevrolet, BMW e Lada. "O que mais impressionou os organizadores foi a estrutura e organização da cidade", afirma o prefeito Beto Richa.

A abertura da temporada 2007 em Curitiba coincide com grandes obras da prefeitura, de revitalização do sistema viário da cidade. A maior delas é a Linha Verde que inclui, além das obras na antiga BR-116, a construção de binários e estações que unirão os dois lados da cidade.

Os carros do WTCC são altamente modificados mas, ao contrário do que acontece em ralis, na corrida de carros de turismo as máquinas correm ao mesmo tempo, uns contra os outros, geralmente em circuitos fechados. Existe o campeonato internacional, a World Touring Car Champioship (WTCC, Campeonato Mundial de Carros de Turismo) e a maior parte dos países têm os seus próprios campeonatos nacionais.