O carro elétrico do Projeto SolarButterfly fará uma parada no campus Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) nesta terça-feira (30/09), antes de seguir viagem em direção a Belém, sede da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O veículo estará aberto à visitação pública das 11h às 15h, permitindo que estudantes, professores e curiosos conheçam de perto a inovação tecnológica.

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O projeto, que já percorreu mais de 85 mil quilômetros em 44 países, chega a Curitiba vindo do Uruguai. A iniciativa tem como objetivo principal demonstrar soluções sustentáveis e inovadoras para enfrentar as mudanças climáticas, promovendo a conscientização ambiental em escala global.

O carro elétrico transporta na traseira um trailer equipado com painéis solares, responsáveis por gerar a energia utilizada como combustível. É justamente o design desses painéis que inspirou o nome do projeto: quando as baterias estão sendo recarregadas pela energia solar, as estruturas se abrem em formato de asas de borboleta. Confira, abaixo, como é o veículo:

Foto: Divulgação/SolarButterfly.

Além da visitação do veículo, os ambientalistas suíços responsáveis pelo projeto, Simon Hofmann e Reto Baumann, farão uma apresentação pública às 12h30 no Auditório da Escola de Engenharia, localizado no 1º andar do edifício de Administração da UFPR. 

Como funciona o projeto?

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Idealizado pelo pioneiro suíço da energia solar Louis Palmer e desenvolvido pela Universidade de Lucerna (HSLU), o projeto utiliza materiais totalmente sustentáveis. O trailer, 100% autônomo, é equipado com cozinha, banheiro, chuveiro, água encanada, ar-condicionado e até seis camas, permitindo que a equipe viaje longas distâncias sem depender de infraestrutura externa.

O grande destaque é o trailer com cerca de 40 m² de painéis fotovoltaicos, que se abrem como asas de borboleta. As paredes internas foram construídas majoritariamente com chapas de Polietileno Tereftalato (PET) reciclado, retiradas do mar a partir de cerca de 800 kg de garrafas plásticas.

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Os painéis solares são ultraleves, com apenas 4,3 kg por metro quadrado, comparados aos 16 kg dos painéis de vidro convencionais. Quando totalmente carregado, o veículo consegue percorrer até 220 km por dia.