Um carro-bomba explodiu na madrugada desta segunda-feira na frente do QG da Polícia Nacional em Cali, deixando um morto, 34 feridos e extensos danos materiais. O governador do Departamento de Valle, Angelino Garzón, disse que o primeiro suspeito são as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). "Mas não podemos descartar outros grupos ilegais do narcotráfico, dos paramilitares ou da delinqüência comum", afirmou.

continua após a publicidade

Pelo menos 40 imóveis ao redor da explosão foram afetados na terceira maior cidade da Colômbia (300 km a sudoeste de Bogotá). O veículo carregado de explosivos foi deixado na frente do quartel policial por um indivíduo que foi recolhido por uma moto. Pouco depois, houve a violenta explosão, que atingiu um táxi que passava pelo local. O motorista morreu. Os feridos foram 19 policiais que estavam no quartel e 15 civis. Três estão em estado grave.

A polícia ofereceu uma recompensa equivalente a cerca de R$ 100 mil por informações que levem à captura dos responsáveis pelo atentado. Em operações lançadas este ano em Cali, a polícia apreendeu cerca de US$ 80 milhões em quatro residências pertencente a um poderoso cartel das drogas.

continua após a publicidade