Carro-bomba atinge comboio britânico; três morrem

Um carro-bomba explodiu perto de um comboio de veículos militares britânicos na cidade de Kandahar, no sul do Afeganistão, deixando três militares do Reino Unido feridos. No tiroteio que se seguiu, três afegãos foram mortos e 19 ficaram feridos. Em outros combates ocorridos entre sábado e domingo no Afeganistão, 12 pessoas morreram e 11 ficaram feridas.

Segundo o Ministério da Defesa britânico, o motorista do carro-bomba tentou lançar o veículo contra o comboio. O médico Bashir Ahmed, do hospital local, disse que dois civis morreram e dez ficaram feridos com a explosão. Logo depois, soldados britânicos que se afastavam do local dispararam contra veículos civis, temendo que houvesse outros carros-bomba.

Este foi o quarto ataque com carros-bomba em uma semana contra as forças de ocupação da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) no Afeganistão. Na última segunda-feira, uma explosão perto de Kandahar matou dois soldados canadenses.

A autoria do ataque deste domingo foi assumida por um porta-voz do Taleban, grupo radical islâmico que governo o Afeganistão até o país ser invadido por uma coalizão ocidental, em 2001. Desde o início da guerra, a coalizão contabiliza 512 soldados mortos, sendo 356 norte-americanos.

Voltar ao topo