A Prefeitura de Curitiba enviou, nesta segunda-feira, oficío à rede bancária conveniada para avisar sobre o novo prazo para pagamento do IPTU com desconto de 20% à vista. Por isso, o contribuinte não precisa retirar um novo carnê na Prefeitura com as novas datas. O talão enviado pela Prefeitura em dezembro, com data de vencimento no dia 3 de janeiro, será aceito para pagamento até o próximo dia 21 com o desconto.
Ampliar o prazo para pagamento com desconto, foi a primeira medida tomada pelo prefeito Beto Richa logo após a cerimônia de posse na tarde do último sábado. Ele assinou o decreto 25/2005, que garantiu mais três semanas para que os contribuintes possam aproveitar o desconto no pagamento em parcela única.
"Estamos facilitando a vida do contribuinte. Muita gente ainda não recebeu o salário de dezembro, ou ainda está organizando as despesas desse começo de ano, e não teria condições de aproveitar o benefício. Aumentar o prazo do desconto foi uma medida de justiça", explicou o prefeito.
É preciso lembrar que a bonificação vale apenas para contribuintes sem débitos do IPTU pendentes até o dia 20 de novembro de 2004. Ou seja, quem tinha IPTU atrasado não tem direito ao desconto.
Carnê
Quem extraviou ou teve algum problema no recebimento do talão do IPTU pode conseguir uma segunda via nas Ruas da Cidadania, nos núcleos da Secretaria Municipal de Finanças. O telefone e os endereços podem ser obtidos pela central telefônica 156 ou na página da Prefeitura na internet (www.curitiba.pr.gov.br).
A segunda via também pode ser retirada no site da Prefeitura. Basta clicar no botão "Secretarias e Órgãos", que fica no alto da página. Depois é só escolher a opção "Finanças" e clicar em "IPTU" no menu que vai aparecer do lado esquerdo da página. Para emitir a segunda via é preciso saber a indicação fiscal do imóvel. O número pode ser copiado de carnês antigos.
O imposto pode ser pago em um dos 13 bancos da rede conveniada: ABN AMRO Real, Banco do Brasil, Banespa, Itaú, Bansicredi, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Citibank, HSBC, Banco Mercantil do Brasil, Santander/Meridional, Sudameris e Unibanco.
Para informações mais detalhadas, a Secretaria Municipal de Finanças também coloca à disposição dos contribuintes os telefones 350-8900 e 350-8901, das 8h às 18h.