Carimbo comemorativo aos 150 anos da PM é lançado na AL

O carimbo dos Correios comemorativo aos 150 anos da Polícia Militar foi lançado nesta terça-feira, data em que a corporação completou seu sesquicentenário, em sessão solene na Assembléia Legislativa do Paraná. Acompanhado do diretor regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Abrão Miguel Fade Neto, e do presidente da Assembléia, deputado Hermas Brandão, o comandante-geral da PM, coronel David Antônio Pancotti, fez a primeira aplicação do carimbo.

“A história da Polícia Militar se confunde com a do próprio Estado, sendo que os mesmos princípios daqueles tempos foram mantidos, ou seja, o da preservação da ordem”, disse Brandão. “Sem segurança não há ordem, sem ordem não há respeito às leis e fora da lei não há democracia”, complementou.

O diretor dos Correios no Paraná explicou que carimbos comemorativos são marcas que documentam a história e acontecimentos importantes. O carimbo circula nas peças filatélicas e correspondências das instituições que pleiteiam sua emissão. A primeira peça, carimbada na sessão solene e assinada pelo comandante da PM e pelas autoridades paranaenses ficará guardada no museu dos Correios, em Brasília.

“É oportuna a homenagem à Polícia Militar do Paraná, que nos garante, na diversidade dos serviços que presta, a segurança de todos nós, agindo sempre como fator de integração da sociedade”, disse Fade Neto. O carimbo fica à disposição do público na agência dos Correios da Avenida Marechal Deodoro, em Curitiba, durante 20 dias. A Polícia Militar receberá uma miniatura da peça, que ficará guardada no museu histórico da corporação.

A sessão solene teve início com uma breve apresentação da Banda de Música da Polícia Militar, junto com o coral da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) e do Colégio da Polícia Militar. Em seguida, o presidente da Assembléia entregou ao coronel Pancotti uma placa para registrar a data. Depois do lançamento do carimbo, cadetes da APMG entraram no plenário com uma espada e um quepe, como forma de lembrar os policiais militares que morreram em serviço nesses 150 anos. Foi feito um minuto de silêncio.

O deputado Rafael Greca, presidente da comissão dos festejos do Sesquicentenário do Paraná, falou na seqüência, fazendo um relato histórico e lembrando fatos pitorescos que marcaram não só a história da PM, como também do Estado.

Voltar ao topo