Capitais gaúcha e paulista tiveram maior geração de emprego na indústria

Brasília ? A pesquisa Geração do Emprego Industrial nas Capitais e Interior do Brasil, encomendada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), revelou que Porto Alegre e São Paulo foram as capitais que mais criaram vagas nos últimos cinco anos. As duas micro-regiões foram destaques ao contrário da tendência apontada no estudo de que a indústria tem criado mais empregos no interior do que nas regiões metropolitanas.

De acordo com o estudo, a capital do Rio Grande do Sul, com mais de 48 mil empregos criados, de 2000 a 2004, aparece em primeiro lugar como micro região que mais criou postos de trabalho, seguida por São Paulo (35.801), Campinas (35.633), Curitiba (35.196) e Manaus (34.241).

Considerando apenas as 17 micro-regiões que mais geraram empregos, todas, com exceção de Manaus, estão localizadas no eixo Sul e Sudeste e foram responsáveis por 37% do emprego gerado. "É importante qualificar bem esse interior, porque uma grande parte é para o interior desenvolvido do país e não para o interior subdesenvolvido", explicou o coordenador da pesquisa, João Luiz Saboia.

Voltar ao topo