Canto e Camilo garantem vaga no Pan 2007

Flávio Canto e Tiago Camilo, os principais dois judocas em atividade no Brasil, também garantiram suas vagas nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. Os dois decidiram o título na categoria meio-médio na Seletiva que está sendo disputada em Belo Horizonte (MG). Canto garantiu o primeiro lugar graças a uma imobilização sobre Camilo. A vitória foi um alívio para ele, que começou o torneio com uma derrota. "Quando perdi comecei a imaginar minha vida sem o judô, o que eu faria se não me classificasse, como seria continuar sem o sonho do Pan no Rio. Afinal, não sou mais um menino que pode se dar ao luxo de perder um, dois anos e depois voltar. Tenho 30 anos", afirmou o medalhista de bronze em Atenas 2004, dono também de três medalhas em Jogos Pan-Americanos (bronze em 95, prata em 99 e ouro em 2003).

"Lutamos um contra o outro há tempos e é sempre duro. Ninguém sabe o que pode acontecer nas competições internacionais, que vão decidir quem vai ao Pan. Não vou nem pensar em férias. Agora é trabalhar para fazer uma boa temporada na Europa e garantir a vaga", comentou o derrotado Camilo. Os dois agora também terão de escolher qual grupo da seleção brasileira irão integrar para os treinos do ano que vem.

Quem também mostrou força foi Leandro Guilheiro, medalhista de bronze em Atenas 2004. Recuperado de três cirurgias, ele garantiu a vaga na categoria peso leve vencendo todas as lutas que disputou. "O ano de 2006 não começou bem para mim. Tive de operar o ombro e não pude participar do Pan por conta da recuperação. Me sinto muito bem agora", disse. "Antigamente não dava a devida importância para o Pan. Hoje sei que é uma competição muito importante, ainda mais por ser em casa, e também valerá como classificação para Pequim 2008", avaliou.

Junto com Guilheiro se classificou Pedro Guedes. Os outros classificados garantidos são o campeão mundial João Derly, que mesmo com uma lesão no ombro e uma na virilha, venceu Leandro Cunha, o outro classificado. A vitória sobre seu reserva na temporada passada só veio após o golden score, na decisão dos árbitros.

Voltar ao topo