Candiota nega chantagem de representantes da CPMI do Banestado

O ex-diretor de Política Monetária do Banco Central Luiz Augusto Candiota desmentiu hoje ao corregedor-geral do Senado, senador Romeu Tuma (PFL-SP), que tenha sofrido qualquer tipo de achaque ou chantagem por parte de representantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Banestado. Reportagem publicada pelo jornal O Estado de São Paulo há cerca de 15 dias apontava Candiota e outros oito empresários, os quais não citou o nome, como vítimas de chantagem por parte de membros da CPMI.

Por conta das denúncias, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), determinou ao corregedor-geral que abrisse uma sindicância para investigar se procediam ou não as denúncias. Candiota foi a primeira pessoa a ser ouvida por Romeu Tuma. Num depoimento que não durou mais de 30 minutos, no gabinete do senador pefelista, o ex-diretor do BC ressaltou que no dia seguinte à publicação das denúncias telefonou ao jornal para que fosse publicado um desmentido sobre possíveis chantagens.

“Ele (Candiota) esclareceu que em nenhum momento foi pressionado, ou tenha havido tentativas de achaque ou chantagem”, disse Tuma. O ex-diretor do Banco Central evitou a imprensa e não deu qualquer declaração sobre o depoimento. Ele deixou o gabinete por uma saída lateral enquanto os jornalistas o aguardavam na entrada principal do gabinete.

O senador Romeu Tuma pretente ouvir agora a jornalista Sônia Racy, responsável pela reportagem. Ele quer a “colaboração” da repórter no sentido que cite, nominalmente, os oito empresários que estariam sob chantagem de membros da CPMI. “Ela pode resguardar a fonte, mas seria interessante que pudesse nos passar os nomes dos empresários para que pudéssemos ouvi-los”, disse o corregedor.

Voltar ao topo