Candidatura de Greenhalgh está consolidada, afirma Genoino

O presidente nacional do PT, José Genoino, afirmou hoje que a candidatura do deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) à presidência da Câmara está consolidada com os contatos políticos que estão sendo feitos com partidos aliados e de oposição. De acordo com Genoino, os petistas sempre estiveram unidos em torno da candidatura, pois ela teria sido resultado de um processo "legítimo e democrático" no qual a bancada do partido teve autonomia para definir a escolha.

"A candidatura está consolidada. Todos os contatos políticos com as lideranças partidárias, com os presidentes de partidos, inclusive de oposição, caminham nesse sentido", disse o presidente do PT, em entrevista ao portal o partido na internet. "A bancada do PT participou do processo de escolha, todas as correntes foram convidadas. Portanto ela está unida em torno de seu candidato, que é Luiz Eduardo Greenhalgh."

Genoino destacou que o processo interno de escolha da candidatura Greenhalgh foi conseqüência de um pacto do partido em três pontos. O primeiro o fato de o PT pleitear a presidência da Câmara por ter a maior bancada e já votar na candidatura do PMDB no Senado. O segundo, a inexistência de veto ou preferência do governo entre as sete pré-candidaturas apresentadas dentro da bancada. Por fim, o líder petista explicou que, qualquer que fosse a escolha pelo voto, haveria acordo em torno do nome do vencedor. "Os deputados sabem que o respeito à unidade e aos acordos são fundamentais", comentou Genoino.

Nesta segunda-feira à tarde, em Brasília, Greenhalgh deve apresentar sua plataforma de campanha. Candidato preferido do governo, ele ainda tenta esvaziar a candidatura avulsa do petista Virgílio Guimarães (MG), que conta com o apoio de alguns parlamentares do PTB, PL e PMDB. Ontem (9), Greenhalgh se reuniu em São Paulo, com o presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP), em busca de apoio e maior aproximação do peemedebista.

Segundo Genoino, os partidos aliados estão contribuindo para que Greenhalgh seja eleito e novos encontros deverão ser feitos para ampliar o relacionamento das siglas. "Vamos ter mais reuniões, procurando melhorar as relações com nossos aliados."

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.