Candidato da Democracia Socialista acredita em diferença apertada até o fim

Porto Alegre (AE) – O candidato a presidente nacional do PT Raul Pont (Democracia Socialista) disse hoje, em Porto Alegre, que espera uma diferença apertada até o fim da apuração em relação ao candidato Ricardo Berzoini (Campo Majoritário).

Pont obteve 49,2% dos votos na primeira parcial do segundo turno, ante 50,8% de Berzoini. "O resultado está muito bom, ganhamos em várias capitais, o que é muito importante", comemorou o candidato da Democracia Socialista a presidente nacional do PT, ao analisar os dados da primeira parcial. Nos Estados que ainda não completaram a apuração, como Minas Gerais, Pont disse que a expectativa é de obter uma boa votação.

Caso a votação confirme o quórum de 210 mil eleitores, ele analisou que o candidato do Campo Majoritário a presidente nacional do PT poderá fazer menos votos no segundo que no primeiro turno.

"É um elemento preocupante para a candidatura do Campo Majoritário", afirmou Pont. Berzoini teve 123 mil votos no primeiro turno. O candidato da Democracia Socialista a presidente nacional petista observou que dobrou o resultado do primeiro turno, o que era esperado, uma vez que previa o deslocamento de votos dos demais candidatos de esquerda.

O partido no Rio Grande do Sul, onde 309 cidades realizaram a votação, encerrou hoje a apuração. Pont obteve 16.289 votos (80,81%), enquanto Berzoini recebeu 3.867 (19 18%).

Pont considerou positiva a iniciativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ouvir a bancada federal da legenda, na semana passada, mas disse que este canal deve ser mais permanente e "azeitado".

A sigla e o governo precisam de uma "sintonia", na avaliação dele, para evitar a situação de crise como a que a agremiação vive, que causou prejuízos e desfiliações.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.