Campo Mourão promove mutirão contra escorpiões

A Prefeitura de Campo Mourão promove um mutirão de limpeza hoje, no jardim Copacabana, onde foram registrados vários casos de aparecimento de escorpiões nas últimas semanas. Em uma recente vistoria que técnicos da Vigilância Sanitária do Município realizaram em residências no bairro foram recolhidos vários escorpiões amarelos, espécie considerada como uma das mais perigosas.

Uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde e Ação Social também já realizou visitas domiciliares no bairro para orientar os moradores sobre medidas preventivas. Não apenas para evitar a proliferação dos escorpiões, mas também em caso de picada. Para evitar a procriação, a principal medida é a manutenção dos quintais limpos.

Os moradores do jardim Copacabana foram orientados a colocar junto ao meio-fio os entulhos e lixo retirado dos quintais no final de semana. Hoje, a partir das 8h, caminhões e pás carregadeiras da Prefeitura estarão recolhendo os materiais. Os técnicos alertam que o escorpião é um aracnídeo venenoso e, em caso de picada, a pessoa deve procurar atendimento médico imediatamente.

Os escorpiões abrigam-se em terrenos baldios com mato e lixo doméstico, embaixo de pedras, em pilhas de tijolos e telhas, além de montes de lenha. Na natureza vivem sob cascas de árvores, cupinzeiros, barrancos e troncos apodrecidos. Dentro de casa são encontrados em lugares escuros, úmidos, buracos e frestas de parede, muros, rodapés soltos, assoalhos e forros de madeira. Trata-se de um peçonhento de hábitos noturnos, o que torna sua localização mais difícil.

Voltar ao topo