Com 20 anos de idade e seis de atletismo, Éderson Paulo Lopes de Oliveira,de Paranavaí, é um dos destaques dos Jogos Abertos do Paraná com duasmedalhas. Conquistou o ouro no salto em altura, o bronze no salto com vara eainda foi o quarto colocado no lançamento de dardo. Recuperado de uma lesão que o tirou das pistas durante cinco meses, ele voltou em Francisco Beltrão já pensando em garantir uma vaga nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, em 2007.
O primeiro desafio foi superado: ganhar a medalha nos Jap’s mesmo sem estar 100% fisicamente. A próxima etapa é se recuperar e participar de competições oficiais, que podem lhe garantir um lugar na seleção brasileira principal. A meta é superar a barreira de 2,20 metros no salto em altura. Em Francisco Beltrão garantiu o primeiro lugar com 1,95 metros, sendo que a sua melhor marca é de 2,13 metros. ?Não é algo impossível. Quero aproveitar o resto do ano para me recuperar e começar 2006, muito forte, para garantir a vaga e representar o Brasil no Pan?, diz.
Integrar a seleção brasileira não é novidade para a jovem revelação.
Especialista no salto em altura, ele participou de diversas competições
internacionais nas categorias menores, como os campeonatos sul-americanos.
No ano passado, por exemplo, foi prata na Venezuela pela seleção sub-23 no
salto em altura.Todas as informações e as fotos dos 48º Jogos Abertos do Paraná podem ser acessadas no site http://www.pr.gov.br/japs2005