Campeão antecipado, São Paulo prepara festa para hoje

Campeão antecipado, o São Paulo prepara uma grande festa para o jogo de hoje contra o Cruzeiro, no Morumbi, quando vai receber o troféu oficial pela conquista do título brasileiro. Enquanto isso, a penúltima rodada do campeonato, com dez partidas no total – todas às 16 horas – colocará em disputa as vagas na Libertadores e a luta contra o rebaixamento.

Além do campeão São Paulo, o Grêmio, em terceiro lugar no Brasileirão, está classificado para a Libertadores – o Inter, segundo colocado do campeonato, já iria ao torneio continental por ser o atual campeão. Com isso, faltam duas vagas, disputadas por Santos, Vasco e Paraná, que somam 60, 57 e 56 pontos, respectivamente.

Santos e Vasco fazem confronto direto hoje em São Januário, no Rio. Um empate garante a vaga santista, enquanto o time carioca precisa vencer para se classificar. Já o Paraná, que enfrenta o São Caetano no ABC paulista, tem que ganhar e torcer por tropeço vascaíno.

Também existe muita disputa para definir quem vai cair para a Série B. Santa Cruz e Fortaleza já estão rebaixados, faltando duas vagas: São Caetano, Ponte Preta, Fluminense e Palmeiras ainda correm risco. A melhor situação é do Palmeiras, que tem 43 pontos e se livra da ameaça com uma vitória hoje sobre o Inter no Palestra Itália. O Fluminense, com 41, também depende só de suas forças: joga com o rebaixado Santa Cruz, em Recife.

Para a Ponte Preta a situação é mais complicada. Com 38 pontos, precisa vencer o Goiás em Goiânia e ainda torcer por derrota do Fluminense para sair da zona de rebaixamento nesta rodada. E o São Caetano, com 36, já está praticamente rebaixado, mas sonha com milagre ao receber o Paraná no Estádio Anacleto Campanella.

Nos demais jogos de hoje, a briga é por uma vaga na próxima edição da Copa Sul-Americana – do sexto ao 13º colocado se classificam. Essa é a situação do Corinthians, que enfrenta o Botafogo no Maracanã.

Voltar ao topo