Campanha incentiva a doação de sangue em Curitiba

O prefeito Beto Richa foi um dos primeiros a participar, na manhã desta segunda-feira (28), da campanha "Doe Sangue por Curitiba" uma parceria da Prefeitura de Curitiba com o Hemepar para aumentar a coleta de sangue na cidade. A campanha, que faz parte das comemorações dos 312 anos da cidade, foi lançada em uma unidade móvel do Hemepar, estacionada no pátio do prédio central da prefeitura.

Doador de sangue há mais de dez anos, o prefeito Beto Richa idealizou a campanha para sensibilizar a população a oferecer à cidade um gesto de amor e solidariedade. "O curitibano tem espírito solidário e doar sangue é uma prática bastante simples. Bastam poucos minutos para que, como muita segurança, o doador se torne capaz de ajudar a salvar vidas", disse Beto Richa.

Também doaram sangue nas primeiras horas da manhã secretários municipais, administradores regionais e servidores do município. A participação da unidade coletora no pátio da prefeitura, durante todo o dia, foi o presente oferecido pelo Hermepar à cidade.

"Nos unimos ao município para incentivar as pessoas a participarem de campanhas de doação de sangue. O Hemepar é responsável pelo abastecimento de sangue de cerca de 340 hospitais do estado. Só em Curitiba e região metropolitana são 40 hospitais atendidos", disse o presidente do Hemepar, Wilmar Mendonça Guimarães.

Substituto

Para atender a demanda o Hemepar precisa coletar de 400 a 500 bolsas de sangue ao dia. "Ainda não existe um substituto do sangue humano, portanto é preciso que a reposição seja regular e permanente", explicou Vilmar.

Equipada com quatro bancos de sangue, a unidade móvel tem capacidade para atender 120 doadores. Além dele, outros sete bancos de sangue localizados em diferentes bairros da cidade estarão prontos para atender aos doadores.

O secretário municipal da Saúde, Michele Caputo Neto, reforçou a importância das pessoas doarem sangue em diferentes períodos do ano. "Há épocas em que os estoques baixam demais e o sangue é estratégico para o sistema de saúde da população. Para aqueles que precisam do sangue, o gesto do doador é a diferença entre a vida e a morte", comentou Michele.

Para doar sangue é preciso que a pessoa esteja em boas condições de saúde, tenha entre 18 e 65 anos de idade e com 50 Kg no mínimo. Doar sangue não engorda, não emagrece, não afina nem engrossa o sangue.

Um dos principais tabus sobre a doação de sangue é a de que o ato vicia as pessoas, o que não é verdade. O doador poderá fazer uma única doação em toda sua a vida. Também não existem riscos de contaminação, uma vez que todo o material é totalmente descartável.

Bancos de Sangue de Curitiba


1.-HEMOBANCO – Banco de Sangue Privado
Horário de atendimento: 8h às 19h de 2ª feira até sábado
Endereço: Rua Capitão Souza Franco, 290 – Bigorrilho (próximo ao Hospital Evangélico, esquina com a Rua Saldanha Marinho) – Telefone: 225-5545


2.-BIOBANCO – Banco de Sangue Público
Horário de atendimento: 7h às 18h de 2ª até 6ª feira e sábados das 9h30 às15h
Endereço: Av.Agostinho Leão Junior, 108 (Hospital de Clínicas, esquina com a Rua Gal.Carneiro) Telefone: 360-1875

3.-Banco de Sangue do Hospital Erasto Gaertner – Banco de Sangue Privado
Horário de atendimento: 12h às 17h30 de 2ª até 6ª feira
Endereço: Rua Dr.Ovande do Amaral, 201 – Jardim das Américas (Dentro do Hospital Erasto Gaertner, próximo a Escola Técnica do UFPR) Telefone: 361-5038

4.- Banco de Sangue da Santa Casa – Banco de Sangue Privado
Horário de atendimento: 8h às 12h e das 14h às 16h de 2ª até sábado. Endereço: Praça Rui Barbosa, 694.Telefone: 322-2387

5.- Banco de Sangue do Hospital Nossa Senhora das Graças – Banco de Sangue Privado. Horário de atendimento: 8h às 18h de 2ª até 6ª feira.
Endereço: Rua Alcidez Munhoz, 433 – Mêrces (esquina com a Rua Jacarézinho) Telefone: 240-6060

6.- HEMEPAR – Banco de Sangue Público
Horário de atendimento: 7h30 às 19h de 2ª até 6ª feira e no sábado das 8h às 17h. Endereço: Tv.João Prosdócimo, 145 – Alto da XV (paralela com a Rua Ubaldino do Amaral, esquina com a Rua Amintas de Barros, próximo ao Estádio Couto Pereira e ao lado Hospital Oswaldo Cruz). Telefone: 362-2030, 08006454555 ou disque-sangue 262-7676

7.- Unidade Móvel de Coleta de Sangue do HEMEPAR no Hospital do Trabalhador
Horário de atendimento: 12h às 17h.somente nas 5ª feiras.
Endereço: Av.Répública Argentina, 4406 – Portão (Hospital de Trabalhador, em frente a Estação Tubo do ônibus expresso biarticulado Hospital do Trabalhador). Telefone: 212-5700 (PABX) ou 212-5710 (Serviço Social)

Voltar ao topo