Campanha do agasalho no PR já arrecadou oito toneladas de roupas

A Campanha do Agasalho 2004 no Paraná já arrecadou, durante seus dois primeiros meses, cerca de 8 toneladas de roupas e, com o dinheiro das doações voluntárias feitas por depósito bancário, comprou 30 mil cobertores. A campanha é organizada pelo Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) e, segundo sua coordenadora, Sandra Morais, está sendo bem recebida pela população. Deverá continuar até o dia 31 de julho, mas poderá ser prorrogada se o frio continuar intenso. No ano passado, a campanha do Provopar arrecadou 20 toneladas de roupas.

Em Curitiba, os pontos de arrecadação são os supermercados, os shoppings e as universidades, além das sedes de secretarias de Estado e do Provopar. No interior, as doações são nos núcleos de educação e escolas estaduais. Sandra explica que os agasalhos entregues em cada município são doados dentro do próprio município.

A distribuição das doações é coordenada pelas escolas estaduais ou serviço social, atendendo as necessidades de cada região. Em Curitiba, várias mães da Associação de Ginástica Rítmica (Aginarc) vão quase que diariamente para o barracão do Provopar, para ajudar na organização.Elas fazem a separação dos agasalhos que serão doados à entidades carentes da capital e Região Metropolitana.

Ligia Cristina Machado Maziero, 41 anos, afirma que as pessoas precisam tomar consciência da importância do trabalho voluntário. “Quem tem uma tarde livre pode ajudar de alguma forma. É muito melhor do que ficar em casa e não fazer nada”, diz ela. “Futuramente, a gente não sabe se vai precisar de alguém”, declara Claudete do Rocio de Miranda Sávaro, 42. A voluntária acha excelente ajudar as pessoas, pois traz uma enorme satisfação. Viviane Renata Capellari, 33, conta que também se sente realizada trabalhando como voluntária. “A gente tem de fazer, nem que seja uma pequena ação, para ajudar o próximo. Se todos fizerem um pouquinho, o país será bem melhor”, conclui.

As doações em dinheiro para a Campanha do Agasalho do Paraná podem ser feitas no Banco do Brasil (agência 3793-1, conta 2004-4) e no Banco Itaú (agência 4143, conta 720-3). O dinheiro arrecadado é destinado à compra de cobertores.

Voltar ao topo