Campanha de vacinação contra febre aftosa começa sábado

Começa dia no próximo sábado a segunda etapa da campanha de vacinação/2003 contra a febre aftosa. A meta da Secretaria da Agricultura é vacinar todo o rebanho paranaense de búfalos e bois, estimado hoje em 10,5 milhões de cabeça. O Paraná está há oito anos e meio sem registrar foco da doença, mas segundo o secretário Orlando Pessuti criadores e pecuaristas devem continuar mobilizados, imunizando duas vezes por ano seus rebanhos (em maio e novembro).

“Graças ao esforço e conscientização dos pecuaristas, o Paraná vem conseguindo aumentar as exportações de carne para países da Europa, o que tem valorizado a produção estadual”, ressaltou. Ainda de acordo com Pessuti, o criador que mantém o gado sadio no pasto reduz as perdas na produção de leite e de carne. Na última campanha (1 a 20 de maio passado) foram imunizados 98,66% do rebanho ? 10.0022.565 entre bovinos e bubalinos.

Em maio de 2000 o Paraná conquistou o reconhecimento de área livre de febre aftosa com vacinação, pela OIE ? Organização Internacional de Epizootias, e para manter este atestado a SEAB, através da Divisão de Sanidade Animal vai manter uma rígida fiscalização sobre a vacinação em todos os municípios paranaenses, com cuidados especiais nas áreas de fronteira. A recomendação da DAS é para que nenhum animal deixe de ser vacinado.

Voltar ao topo