Caminhão tomba e derrama ácido perto da Represa do Capivari

Um caminhão da transportadora Maitá Ltda., de Curitiba, tombou hoje, por volta das 4h, no quilômetro 43 da Rodovia Régis Bittencourt, a cerca de 1 km da Represa do Capivari.

O veículo, placa ACI-3062, estava carregado com 26 mil litros de ácido sulfúrico. Cerca de quinhentos litros vazaram. O produto tóxico, de propriedade da empresa catarinense Buschle & Lepper, vinha de São Paulo e tinha como destino final Joinville.

No início da manhã, antes da chegada de integrantes da Defesa Civil, bombeiros foram vistos trabalhando no local sem a proteção de máscaras. Muitos também não usavam luvas para proteger as mãos, mesmo estando cientes de que, em contato com a pele, o ácido sulfúrico pode provocar queimaduras de terceiro grau.

Para evitar que o ácido chegasse a um córrego ? e, consequentemente, à represa do Capivari ?, foram realizadas barreiras de terra a cada cinco metros do lugar onde o caminhão tombou. Na seqüência, uma escavadeira pertencente à prefeitura do município de Campina Grande do Sul iniciou escavação de uma bacia de contenção. No início tarde, um outro caminhão da Maitá chegou ao local para realizar o transbordo do produto derramado. A transportadora deve ficar responsável pela restauração do local atingido. (Leia mais na edição de amanhã de O Estado do Paraná)

Voltar ao topo