Caminhão carregado com óleo vegetal tomba na BR-277

Um caminhão, placa AFE-3550, carregado com 27 mil litros de óleo vegetal, tombou hoje no quilômetro 26 da BR-277, na pista de descida de Curitiba para o litoral do Estado.

O acidente aconteceu por volta das 5h15min da manhã, sendo que cerca de dez mil litros do óleo carregado, pertencente à empresa Encopa, do município de Araucária, vazou e atingiu o rio Sagrado 2, localizado nas proximidades do município de Morretes.

O Sagrado 2 desemboca no rio das Neves, cujas águas atingem a Baía de Antonina. Para evitar que o produto atingisse o mar, técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em parceria com agentes do Corpo de Bombeiros e funcionários da Ecovia, instalaram cinco barreiras de contenção ao longo do Sagrado 2 e do rio das Neves.

Segundo o técnico fundiário do IAP, Jamil Santos Costa, que coordenava parte dos trabalhos no local do acidente, o óleo vegetal não é tóxico. Porém, dependendo da quantidade, pode prejudicar a oxigenação na água, matando peixes, além de contaminar o solo e a vegetação presente nas margens dos rios. ?Estamos fazendo de tudo para conter o vazamento, mas o produto não representa grandes riscos ambientais?, afirmou (leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná).

Voltar ao topo