Camerata Antiqua apresenta concertos nas escolas

Um dos mais conceituados grupos musicais brasileiros, a Camerata Antiqua de Curitiba, dá seqüência à proposta de formação de platéias com a realização de novos concertos didáticos, nesta sexta-feira (16), às 10h e às 10h45, no Colégio Dom Bosco (Mercês). Durante as apresentações, perto de 250 estudantes, entre 11 anos e 16 anos de idade, conhecerão de perto o funcionamento de uma orquestra, aprendendo sobre o repertório, os compositores e os instrumentos de música erudita.

Os recitais integram o programa “Alimentando com Música”, que a Fundação Cultural de Curitiba desenvolve uma vez por mês, em escolas da cidade. Nos concertos, acontece arrecadação de alimentos para distribuição a entidades de assistência social, sob a coordenação do Instituto Pró Cidadania. O programa tem como objetivos despertar o interesse dos jovens pela música e formar novas platéias por meio da divulgação do trabalho da Camerata Antiqua de Curitiba, além de incentivar a solidariedade com a doação de alimentos.

A Camerata – A Camerata Antiqua de Curitiba, constituída por Coro e Orquestra, nasceu em 1974 e teve como primeiro regente o maestro Roberto de Regina, fundador do grupo junto com a cravista Ingrid Seraphim. Com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, o conjunto aprimorou-se na formação vocal-instrumental para pesquisa e execução de música renascentista e barroca. Atualmente, a Camerata Antiqua conta com 16 cantores na formação do Coro e 16 instrumentistas na Orquestra.

Dentre as obras mais expressivas no repertório da Camerata estão o ciclo integral dos Motetos, inúmeras cantatas, ?Paixão Segundo São Mateus? e ?Oratório de Natal?, de J. S. Bach; ?Messiah? e ?Dixit Dominus?, de G. F. Händel; ?Missa Lorde Nelson?, J.Haydn; ?Te Deum?, de Luis Álvares Pinto; ?Missa em Fá?, de Lobo de Mesquita; ?Te Deum? e a ópera ?Dido e Enéas?, de H. Purcell; além de composições de Pergolesi, Monteverdi, Orlando de Lassus e Buxtehude.

Depois de vários anos de dedicação exclusiva à música do barroco e da renascença, a Camerata também incorporou ao seu repertório obras de compositores contemporâneos. Entre seus visitantes ilustres estão os maestros Roberto Schnorrenberg, Norton Morozowicz, Ernani Aguiar, Ronaldo Bologna, Geoffrey Mitchell (BBC de Londres), Oswaldo Colaruso, Monica Meira Vasquez, Christian Höppner, Graham Griffiths, Ricardo Kanji e Cristina Banegas.

Nestes 28 anos de existência, a Camerata Antiqua de Curitiba já realizou mais de mil apresentações, no Brasil e no exterior. Com oito elepês e seis CDs em sua discografia, a Camerata tornou-se a face musical de Curitiba, destacando-se pela versatilidade na interpretação na música antiga e contemporânea.

Serviço
Concertos didáticos da Camerata Antiqua de Curitiba – Programa ?Alimentando com Música?
Apresentação no Colégio Dom Bosco (Rua Paulo Martins, 314 ? Mercês) – Dia 16.08.02 (sexta-feira), às 10h e às 10h45, com arrecadação de alimentos para posterior distribuição a entidades de assistência social.(ANC)

Voltar ao topo