Câmara instalará comissão especial da mulher

Brasília – A Câmara instalará na próxima terça-feira uma comissão especial que vai discutir ações que facilitem o acesso a serviços de saúde e educação, ao mercado de trabalho e garantam o combate à violência doméstica em 2004, Ano da Mulher, instituído pela lei 10745/03. A instalação também integra as ações da Câmara pelo Dia Internacional da Mulher, que será comemorado nesta segunda-feira.

A comissão foi criada em fevereiro e seu objetivo é garantir maior agilidade aos trabalhos articulados pela bancada feminina e selecionar projetos que criem ou ampliem direitos da mulher. Há atualmente cerca de 300 projetos sobre direitos das mulheres tramitando na Casa. A comissão será formada por uma mulher de cada partido.

A coordenadora da bancada feminina no Congresso, deputada Iara Bernardi (PT-SP), garante que a prioridade deve ser o aperfeiçoamento das legislações de combate a violência sexual e a mortalidade materna. “Queremos ação nesse campo do gênero. A mortalidade materna é uma vergonha, a violência é uma vergonha, a violência sexual também”, argumenta Jandira Feghali.

Voltar ao topo