A Câmara Temática de Negociações Agrícolas Internacionais se reúne hoje (3), das 14 às 17 horas, no Ministério da Agricultura, para avaliar os impactos da paralisação das negociações da Rodada de Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC). Segundo o Ministério da Agricultura, a Câmara vai discutir as estratégias que deverão ser adotadas após o fracasso de Doha. Participam da reunião o chefe do Departamento Econômico do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Roberto Azevedo, e o chefe da Divisão de Agricultura e Produtos de Base do órgão, Flávio Damico.

 Também serão discutidos na reunião a adesão da Venezuela ao Mercosul e a retomada das negociações do bloco com a União Européia e com Israel. O primeiro assunto será debatido pelo diretor do Departamento de Integração do MRE, embaixador José Antônio Marcondes de Carvalho. Sobre o relacionamento do Mercosul com outros países falará o embaixador Régis Aslanian, diretor do Departamento de Negociações Internacionais do MRE.

 Participam da reunião representantes de mais de 70 associações e entidades de classe, entre eles a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Associação Brasileira de Agribusiness (Abag) e a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), além de empresários de diversos segmentos exportadores.

 O encontro será na sala de reuniões do Conselho Nacional de Política Agrícola (CNPA).