Câmara aprova MP dos Aposentados

O governo foi vitorioso na votação da Medida Provisória que reajusta as aposentadorias com valor acima de um salário mínimo pagas pela Previdência Social. Com placar de 184 votos contra 158 e 4 abstenções, o governo derrotou a proposta apresentada pelo PFL, que previa o índice de reajuste de 16,67% no lugar de um índice de 5,01% fixado pela MP original do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Essa votação demonstra que o governo conseguiu depois das eleições reverter a derrota que teve em junho passado, quando os deputados incluíram o índice de reajuste maior para os aposentados na medida provisória que reajustou o salário mínimo. Na época, os governistas votaram com a oposição e o presidente Lula acabou vetando esse reajuste. O placar em junho registrou 274 votos favoráveis aos 16,67%, apenas 5 contrários e 15 abstenções.

Essa vitória do governo se deu em meio a negociação do presidente Lula com seus aliados para compor o ministério no segundo mandato. A Medida Provisória seguirá agora para o Senado.

Voltar ao topo