Caixa faz parceria com BCP para atender brasileiros no exterior

A Caixa Econômica Federal firmou parceria com o Banco Comercial Português (BCP), maior grupo financeiro privado de Portugal, para atender brasileiros residentes no exterior. A parceria vai facilitar o sistema de remessas de recursos de brasileiros que vivem em outros países onde o BCP possui 1.100 agências e atende 3,5 milhões de clientes. De acordo com a Caixa, principalmente aqueles brasileiros que não possuem cartão de crédito poderão agora ser atendidos nos balcões do BCP espalhados por 29 países, como Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, Itália, Suíça e Dinamarca.

O prazo para que o atendimento a brasileiros nos balcões do BCP comece a funcionar é até final de outubro deste ano. A Caixa lançará na próxima semana serviços de remessa para não residentes em Lisboa, Nagóia e Tóquio. A população brasileira residente no Japão é de 300 mil pessoas.

A primeira fase do convênio ocorreu com o lançamento do sistema de remessas no mês passado em Nova Iorque, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os brasileiros que possuem o cartão de crédito Visa, emitido no exterior por meio da internet, já o utilizam para abrir sua conta corrente pelo site da caixa www.caixa.gov.br
.

De acordo com o presidente da Caixa Econômica, Jorge Mattoso, no futuro os portugueses residentes no Brasil também poderão ser atendidos pelos serviços de remessas de recursos. Um dos acordos do convênio firmado hoje entre Caixa e BCP estabelece a redução da tarifa cobrada para remessas, que passou de 2,9% para 2,58%. Para os serviços de formação de poupança, o custo passa a ser de 2,45%. A média das tarifas de mercado é de 8,5%. A parceria prevê ainda a contratação de um brasileiro para cada agência do BCP em todo o mundo. Os limites mensais de transação de remessa de valores foram ampliados de R$ 10 mil para R$ 30 mil.

Voltar ao topo