Cai para 39% empresas que esperam demanda maior no quarto trimestre

As expectativas da indústria da transformação para o quarto trimestre seguem fracas, de acordo com os resultados da prévia da 157º Sondagem Conjuntural da Indústria da Transformação, divulgada hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo o levantamento, que contou com a participação de 417 empresas informantes, caiu de 42% para 39% a parcela das empresas entrevistadas que esperam aumento na demanda, nos últimos três meses do ano, da pesquisa anterior para a prévia anunciada hoje. Além disso, subiu de 19% para 23% a participação de empresas, no levantamento, que esperam diminuição na demanda, no quarto trimestre desse ano.

O cenário também não é positivo para as estimativas de produção. De acordo com a FGV, caiu de 45% para 38% a parcela das empresas entrevistadas que esperam aumento na produção, no último trimestre do ano. Ao mesmo tempo, subiu de 19% para 28% a parcela das companhias entrevistadas que esperam diminuição da produção no quarto trimestre. Mas as perspectivas negativas parecem não ter contaminado as projeções de emprego da indústria. O levantamento mostra que subiu de 21% para 24% a parcela das empresas, na pesquisa, que esperam aumento no emprego, no último trimestre do ano. A FGV informou ainda que caiu de 22% para 16% a parcela das empresas analisadas que estimavam redução no nível de emprego no quarto trimestre de 2005.

A FGV informou ainda que, nas previsões para os próximos seis meses (ou seja, englobando o último trimestre de 2005 e o primeiro trimestre do ano que vem); caiu de 22% para 19% a parcela das empresas que esperam piora nos negócios no período. Mas permaneceu em 38% a participação das empresas que aguardam melhora na situação dos negócios, nos próximos seis meses. O levantamento, de periodicidade trimestral, foi realizado entre os dias 29 de setembro a 10 de outubro.

Voltar ao topo