Rio de Janeiro – A secretária de Comércio dos Estados Unidos, Susan Schwab, demonstrou neste domingo (10) otimismo em relação a possíveis avanços no sentido de uma retomada das negociações da Rodada de Doha, da Organização Mundial do Comércio (OMC). As negociações foram interrompidas em julho.

continua após a publicidade

Ela acredita que sempre há tempo para ressuscitar as discussões. ?O presidente (George W.) Bush está compromissado com isso?, afiançou Susan Schwab. ?Se tem um potencial para o sucesso da Rodada, nós vamos encontrar esse caminho?, indicou.

Nos encontros que tem mantido com representantes dos países desenvolvidos e hoje com os ministros do G-20, grupo integrado pelas nações em desenvolvimento, Schwab disse que a expectativa é de que as discussões possam ser reativadas. ?Não podemos esperar que isso mude em 24 horas?, alertou a secretária.

Schwab avaliou que não deverá haver nenhum impacto negativo das eleições americanas para renovação de parte do Congresso sobre o mecanismo conhecido como TPA, que é uma autorização dada pelo Parlamento ao Executivo dos Estados Unidos para que este negocie acordos internacionais. O TPA expira em julho de 2007.

continua após a publicidade