Bush diz que vetará retirada de tropas do Iraque

O presidente norte-americano George W. Bush afirmou hoje que irá vetar a decisão de hoje da Câmara dos Representantes, que aprovou uma resolução obrigando a retirada das tropas de combate americanas do Iraque até o ano que vem.

Por 218 votos a favor e 212 contra, os deputados ignoraram a ameaça de Bush de vetar a medida. Pouco mais de uma hora depois, o presidente apareceu na Casa Branca ao lado de familiares de soldados e veteranos e acusou os democratas de estarem fazendo um teatro político que irá retardar o envio de necessários suprimentos para os militares lutando no Iraque. Ele adiantou que vetará a resolução.

Os democratas argumentaram que estavam cumprindo a promessa que fizeram em novembro aos eleitores americanos, que deram a eles a maioria tanto na Câmara quanto no Senado. "O povo americano perdeu a confiança na condução da guerra por parte deste presidente", disse a democrata Nancy Pelosi, presidente da Câmara. "O povo americano vê a realidade desta guerra que o presidente não vê".

Voltar ao topo