Bush brinca com Lula e pede ‘know-how’ para ganhar eleição nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, no telefonema que deu hoje ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para cumprimentá-lo pela reeleição, disse, brincando: "Olha, você teve uma vitória espetacular. Você tem que me dar um pouquinho do seu ‘know-how’, porque estou precisando para ganhar, agora (nas eleições parlamentares)." A aceitação de Bush pela população americana está em baixa, de acordo com pesquisas.

O relato sobre esse telefonema de Bush foi feito a jornalistas pelo ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, quando saía do Palácio da Alvorada, onde acompanhou esta e outras conversas de Lula com chefes de Estados estrangeiros que ligaram para cumprimentá-lo.

Bush, no telefonema a Lula, afirmou que é preciso aprimorar o sistema do comércio internacional e fortalecer a democracia. "Aprecio a boa relação que temos tido", disse Bush, que, segundo Amorim, convidou o presidente brasileiro a visitar os Estados Unidos. Lula respondeu que fará essa visita "em breve", de acordo com o chanceler brasileiro.

Voltar ao topo