Brasília – O chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), brigadeiro-do-ar Jorge Kersul Filho, disse nesta terça-feira (29) em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito do Apagão Aéreo do Senado que o acidente envolvendo o avião da Gol e um jato Legacy no ano passado não relação com o sistema de controle do espaço aéreo. "Nosso sistema é confiável", afirmou.
O brigadeiro defendeu que a infra-estrutura aeroportuária deve acompanhar o crescimento da demanda no setor. "O país tem que responder rapidamente a isso", disse.
Em depoimento já prestado à CPI do Apagão Aéreo da Câmara, Kersul afirmou que a situação ideal para o setor seria da duplicidade do sistema, ou seja, o controle tanto por parte civil como militar. Mas ponderou que a duplicidade do setor implicaria custos para o país.
?Creio que não há prejuízo nenhum em duplicar o sistema. Mas se o fizermos temos de estar preparados para dobrar os gastos. Se o país tem dinheiro para gastar, isso seria a perfeição, porque em uma situação especial um supriria o outro. Esta é uma decisão governamental?.


